Você já ouvir falar sobre o Tribulus Terrestris? O suplemento natural é um dos mais populares quando o assunto é o aumento de testosterona no organismo e o tratamento de problemas sexuais, relacionados à falta de libido e à impotência.
No mercado, o composto já fez seu nome e marcou a vida de muitas pessoas. No entanto, ainda existem muitos questionamentos a respeito dos seus efeitos colaterais que, segundo a bula, são mínimos – mas não inexistentes.
Com uma fórmula 100% natural que, em teoria, deveria apresentar poucas contraindicações, há quem se pergunte se o Tribulus Terrestris causa queda de cabelo, sendo contraindicado para pessoas com tendência à calvície.
No geral, o Tribulus Terrestris é feito à base de uma erva daninha, comum em regiões mais quentes do globo, e sua principal ação é a de estimular as funções do organismo, promovendo a interação metabólica e o desenvolvimento saudável.
Logo, nesse contexto, o suplemento é responsável pelo aumento da testosterona e de outras funções – que podem estar relacionadas à perda de cabelo.
Então, para descobrir se de fato o Tribulus Terrestris causa queda de cabelo em seus usuários, continue lendo este artigo e venha com a gente descobrir quais são as vantagens e as desvantagens de usar o suplemento natural.
Porque você deve consumir Tribulus Terrestris
O Tribulus Terrestris surgiu no mundo dos suplementos naturais e dos fitoterápicos como uma opção de tratamento alternativo para a solução de problemas sexuais, como a falta de libido e a disfunção erétil, por exemplo.
Contudo, ao longo dos anos o composto passou a ser compreendido de diferentes maneiras, sendo levado, então, para o mundo fitness como uma forma de suplementação para o ganho de massa muscular e de resistência física.
Apesar dessas áreas pareceram bastante distintas, o Tribulus Terrestris pode sim ser utilizado para diferentes objetivos.
Graças à ação estimulante da fórmula, rica em saponinas e substâncias como a protodioscina, o Tribulus Terrestris é capaz de agir sobre todo o organismo, atuando no desenvolvimento das funções do sistema, controlando o colesterol do usuário, a pressão arterial e também aumentando os níveis hormonais.
Logo, você pode contar com o suplemento para diversas finalidades que, no final, somam para uma vida mais saudável e cheia de energia.
Muitas pessoas utilizam o composto, principalmente, para recuperar os níveis de testosterona no organismo – que após os trinta anos reduzem de forma natural –, tratando questões adjacentes, como a falta de libido, a fadiga, a impotência sexual e etc.
No entanto, além disso você pode usar o Tribulus Terrestris como uma opção de suplementação natural para dietas fitness e treinos que possuem o objetivo do ganho de massa muscular.
Uma das funções do suplemento é de acelerar o metabolismo, facilitando o ganho de massa magra e a perda de peso. Logo, somando isso à hipertrofia muscular que as substâncias estimulam, o Tribulus Terrestris acaba sendo uma opção muito eficaz para quem precisa de uma força extra na academia.
Porém, embora os benefícios sejam muitos, ainda há várias pessoas que desconsideram o uso do composto em decorrência dos seus efeitos colaterais – mitos, em sua maioria.
Por isso, se você tem dúvidas se o Tribulus Terrestris causa queda de cabelo, por exemplo, e problemas afins, veja algumas explicações logo abaixo.
Tribulus Terrestris causa queda de cabelo?
O Tribulus Terrestris é um composto natural conhecido por sua ação estimulante, gerada pelas saponinas e outras substâncias, como a protodioscina, presentes na fórmula.
Logo, o resultado da ação de tais princípios ativos pode acarretar em:
- Elevação dos níveis hormonais, principalmente da testosterona;
- Aumento do metabolismo;
- Hipertrofia dos músculos.
Dessa forma, é o aumento da testosterona no organismo que está relacionado à queda capilar – é por isso que muitas pessoas falam que o Tribulus Terrestris causa queda de cabelo.
Estudos mostram que a elevação das taxas de LH e testosterona podem afetar o crescimento capilar, causando a queda dos fios e, a longo prazo, a calvície. Mas, por que isso acontece?
Quando a testosterona chega até a raiz do cabelo, ela sofre com a ação de uma enzima que, por sua vez, reage produzindo substâncias que reduzem a velocidade de multiplicação das células do couro cabeludo, fazendo o cabelo ficar mais fino e crescer em uma quantidade muito menor.
Em suma, quem causa a queda capilar, portanto, não é o Tribulus Terrestris em si, e sim os resultados do aumento da taxa de testosterona – e é por isso, por exemplo, que a calvície é mais comum em homens.
Benefícios oferecidos pelo Tribulus Terrestris
Para além disso, o Tribulus Terrestris possui uma série de benefícios que contribuem para uma vida mais saudável. Os principais são:
- Aumento da libido;
- Ganho de massa muscular;
- Auxilia a perda de peso;
- Controle da pressão arterial e colesterol;
- Redução dos níveis de triglicérides;
- Diminuição dos sintomas da andropausa.
Por fim, apesar da ação da testosterona do Tribulus Terrestris contribuir para a queda capilar, o composto natural pode ajudar no tratamento de diversos problemas como uma solução saudável e eficaz.
Ficou com mais alguma dúvida sobre se o Tribulus Terrestris causa queda de cabelo? Se precisar, deixe um comentário abaixo.